Visão Piloto
Estamos em casa após 2 dias de viagem pelo Brasil.
Saímos no dia 08/01/14 de Uruguaiana (RS) com destino à linda cidade de Joaçaba, em Santa Catariana. A cidade fica encravada no meio da serra catarinense, logo após o Rio Uruguai.
A cidade é pequena e muito organizada. Me parece ser uma captadora de riquezas da região agrícola dos arredores.
No caminho para Joaçaba, passamos por diversas plantações de pequeno porte no meio da serra. Além do solo ser fértil, o clima parece favorável à todo tipo de culturas de frutas, verduras e afins.
Essa região é um ótimo lugar para uma viagem de fim de semana para aqueles que desejam curtir um pouco do clima rural.
Após um agradabilíssimo dia, paramos para dormir no Hotel Jaraguá. Lá encontramos diversos viajantes de passagem, inclusive argentinos a caminho de Floripa.
No dia 09/01/14, saímos bem tarde de Joaçaba e pegamos o trecho final para, enfim, chegarmos em casa. Resolvemos encarar a Régis novamente, que apesar de repleta de caminhões, não estava intrafegável.
Às de 21hs, chegamos em São Paulo para reecontrar os nossos amados cachorrinhos. Estavam com cara de espanto, afinal, após 20 dias longe de nós, devem ter pensado que haviam sido abandonados.
Amanhã postaremos um balanço final da viagem com algumas perguntas e respostas e algumas dicas sobre a viagem.
Visão Garupa
Depois de 19 dias de muitas estrada, belas paisagens e doces lembranças dos nossos hermanos, finalmente chegamos em casa.
Chegamos com saudades dos nossos amados cachorrinhos e com muito cansaço. Afinal, estes últimos dias de retorno - desde Neuquén - foram muito puxados. Quilometragem alta todo o santo dia, sem nenhum dia de break. Na verdade nosso último dia de descanso foi em El Calafate - e ainda fizemos um mini trekking no dia - ou seja, estamos MUITOOOO cansados.
Bem, vamos aos últimos dias da nossa jornada.
Saímos dia 08/01 de Uruguaiana com destino a algum lugar em Santa Catarina, que nos permitisse dividir nosso retorno a São Paulo em quilometragem praticamente igual. Nossa ideia inicial seria União da Vitória, mas como rodamos bastante e, pegamos chuva no caminho, decidimos encurtar para Joaçaba, uma cidade pequena mas muito rica do Vale do Contestado.
Para variar chegamos super molhados no hotel, claro que não igual o dia anterior, mas a chuva nos pegou mais uma vez.
Como escolhemos hoteis no centro das cidades que passamos, tomamos um banho e fomos comer num local ali perto.
Nesse curto espaço deu para ver que a cidade é bem rica mesmo, bem organizada e bonita como a maioria das cidades catarinenses.
Depois do nosso jantar, seguimos para o hotel para nosso último descanso na estrada.
Na manhã seguinte, acordamos um pouco mais tarde, porque a preguiça estava nos pegando, tomamos nosso café, arrumamos na mala pela última vez nesta expedição e estrada.
A saída da cidade foi fantástica, o GPS no indicou um caminho bem agradável - rota da amizade - pelas cidades do Vale do Contestado.
Passamos por vários locais que são rota do vinho, da maçã, vimos cidades muito bonitinhas. Dá vontade de fazer um passeio por esses lugares um dia desses.
Depois caímos na BR 116 rumo a SP. O caminho só ficou mais movimentado na altura de Curitiba e, para variar ficou um pouco mais lento na Serra do Cafezal - já no Estado de São Paulo. Na verdade o caminho era pior para quem saía de São Paulo e não nosso sentido.
Tirando o excesso de caminhões o caminho pela BR 116 é bem bonito, passando por várias áreas de preservação estaduais.
Depois de tanto rodar, finalmente chegamos em nossa casa, fomos recebidos pelos nossos amados bichinhos. Essa é melhor recompensa!
Fotos dos 2 dias
cachorro bravo no posto
Chuva nos perseguindo o tempo todo...
Joaçaba (SC)
Chegamos!!