quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

11.º Dia - Rio Gallegos à El Calafate

Visão Piloto

A viagem de hoje foi bem curta. Percorremos somente 360km entre a cidade de Rio Gallegos e El Calafate.


Antes de sair, descobrimos que Rio Gallegos é a cidade natal de Nestor Kirchner. Inclusive, ele foi prefeito da cidade e governador da província de Santa Cruz. Pela cidade há diversas homenagens a ele.

Quanto ao percurso do dia, estava em ótimas condições, sem muitas curvas e com paisagens maravilhosa, principalmente quando se alcança a região de El Calafate. Seria tudo perfeito, não fosse o vento. As rajadas incomodaram muito durante todo percurso. Além de exigir piloto malabarismos para manter a moto em linha, o consumo quase que dobrou por conta do vento contrário. Para piorar, nessa região é uma seca danada de gasolina.  Postos pelos 360 km, somente um e com risco grande de falta de gasolina. Felizmente conseguimos completar o percurso com 1 tanque. (Lembrando que a adventure tem 30 litros. As motos de 20 litros precisam de galão).

Às 14hs chegamos à El Calafate. Resolvemos nos hospedar no Calafate Parque Hotel. Apesar do preço salgado, o hotel é muito bem localizado é confortável.

El Calafate é uma cidade encantadora. Como consequência, atrai milhares de turistas durante todo o ano. Há turistas de todos os cantos do globo e de todos os tipos, com predominância de brasileiros. Parece até que estamos em Campos do Jordão.

Digamos que trata-se de uma típica estância turística de inverno com diversos atrativos como casino, belezas naturais , bons restaurantes, hotéis e ótima infra-estrutura para todo tipo de turista.

Amanhã pretendemos fazer o mini trekking no glacial Perito Moreno. Por sorte, conseguimos coprar o ingresso pela bagatela de 400 reais. Que roubo!
Fazer o que? Vir a El Calafate e não passear no glacial é o no mínimo deixar para trás uma grande experiência. Outra coisa: Foi sorte estarmos de moto pois os serviços de transfer já estavam esgotados. São 80 km de El Calafate até o Glacial Perito Moreno.

Visão Garupa

Depois de muita chuva em Rio Gallegos, demos sorte, o dia amanhaceu firme com bastante sol. Claro que nesta região não podemos falar em sol forte e calor, porque é uma região bem fria da Argentina, com muito vento.

Saimos com destino à El Calafate, a cidade do famoso Glaciar Perito Moreno. E, pelo que ouvimos e pesquisamos é uma pequena, mas charmosa cidade, dotada de um incrível potencial turistico. Então, vamos lá.

A estrada em si não é muito díficil, o problema são os fortes ventos. Confesso que, por diversas vezes pensei que o vento forte iria arrancar o capacete. Por isso vocês já conseguem dimensionar a força do vento.

Depois de tanto vento, finalmente começamos avistar o lago argentino, o lago onde se encontra o Glaciar Perito Moreno.

A vista é maravilhosa. O lago é magnifico.

Realmente tudo o que nos dizeram e lemos a respeito de El Calafate é verdade! A cidade é muito organizada, limpa e bonita. A entrada da cidade é um charme, o que justifica a grande quantidade de turistas aqui.

Dá para acreditar que, em pleno dia 1.º a cidade tinha um grande número de turistas nas ruas? Gente de toda parte do globo.

Bem, como chegamos cedo, fomos procurar um hotel, proximo ao centro para que pudessmos explorar melhor a cidade. Acabamos parando num primeiro que achamos, que era muito charmoso por sinal.

Depois almoçamos e conhecemos a cidade. Como aqui escurece tarde deu para fazer muita coisa ainda, como pesquisar e comprar um passeio de minitrekking no Glaciar Perito Moreno, jantar e tomar um "helado".

É isso. Amanhã tem mais!

Algumas fotos...










Nenhum comentário:

Postar um comentário