sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

12.º Dia - El Calafate ao Glaciar Perito Moreno

Visão Garupa

Hoje tivemos uma grata surpresa: o dia amanhaceu lindo! Lindo, ensolarado, perfeito para o nosso passeio no Parque Nacional dos Glaciares (onde de encontra o Glaciar Perito Moreno - um dos maiores glaciares continentais do globo e que tem o mais fácil acesso do que os outros glaciares globais).

Acordamos umas 7h40, tomamos o café, subimos para o quarto e nos preparamos para sair.

Como não gostamos de programas empacotados, fomos de moto mesmo para o Parque Nacional dos Glaciares, o que foi muito bom, porque pelo que ficamos sabendo na agência que opera a atividade que iriamos realizar - mini trekking no gelo - tinha lugar para o mini trekking o que não tinha era transfer para o parque - o parque fica cerca de 70km de El Calafate.

Então, colocamos nossas roupas de moto, por cima das nossas roupas "normais" e seguimos para o parque. O preço para o acesso ao parque - para avistar o glaciar sem fazer passeios próximos ou nele é 90 pesos por pessoa, desde que resida no Mercosul.

Até que chegamos com folga no parque, o problema que o acesso ao lugar que deveriamos pegar um barco para chegar ao glaciar e realizar a atividade, o problema que ficamos atrás de uma van de passeio muito lenta, fez com que chegassemos ao porto "bajo del sombra" onde fica ancourado o barco, quase no horário combinado com a agência operadora do passeio - tinhamos combinado 9h45 e chegamos 9h41.

Foi uma correria, afinal tinhamos que trocar nossas roupas, guardar o capacete e embarcar. Por sorte, tudo deu certo e partimos no horário agendado - 10h00.

O passeio é muito legal, o barco parte de um ancouradoro no lago argentino e leva cerca de 20 minutos para acessar o Braço Rico do lago, de onde parte as excursões no glaciar.

Pelo que descobrimos apenas essa operadora - Hielo y Aventura - tem a concessão para desenvolver essa atividade - razão pela qual o preço para o passeio é meio salgado, mas vale muuito a pena.

O glaciar é impressionante e ainda tivemos a oportunidade de ver um pedaço do glaciar quebrando e caindo no lago. De acordo com o informado o glaciar está em equilibro, ou seja, a quantidade que ele perde é praticamente igual a quantidade de gelo e neve que o forma.

Bem, voltamos ao passeio, chegamos a margem do lago no Braco Rico, os guias nos dividiram em subgrupos de até 20 pessoas, nos deu explicações a respeito do glaciar, caminhamos por um bosque e ai colocamos os crampons - uma especie de travas que são colocadas nos tenis para caminhar no glaciar.

Depois é só andar no glaciar.  Gente, vale muito a pena. O passeio é muito bonito e agradável e com nível de díficuldade baixo. Ao final do passeio tomamos um whisky com gelo do glaciar. Recomendo!
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário