'Visão Piloto
Não nos perguntem porque, mas hoje (03/01/14) decidimos fazer 2 dias em 1. Isso pois havíamos planejado ir até Puerto San Julian, o que representaria distância de cerca de 650 km. No entanto,resolvemos esticar mais 500 km e acabamos por terminar a noite em Sarmiento, município que fica a 1150 km da nossa origem. Foi uma verdadeira maratona motociclistica.
O dia estava bom, o vento calmo e a chuva resolveu dar uma trégua. Além do mais, estávamos cheios de energia pois havíamos descansado um dia em Ushuaia e outro em El Calafate. Sendo assim, por que não poupar um dia no caminho da volta?
O bônus de economizar um dia nos trouxe um ônus. Chegamos no município de Sarmiento quase 22 hs. Estava tudo fechado. Para piorar, a única pousada que havíamos mapeado no gps, estava fechada.
A cidade é um verdadeiro ovo. Há 3 hotéis no total, sendo que um deles é completamente fora de questão. Nem quis mostrar à Juliana o que vi no hotel. Sabe aqueles quartos de hotel de beira de estrada, onde a cama não tem lençol e o colchão, de espuma, está todo arrebentado? A luz do quarto era tão fraca que não conseguia achar a janela. Por mim Ok, mas imaginei que a Juliana fosse reclamar.
Dei uma desculpa que precisávamos de café da manhã e fomos tentar um outro hotel. Encontramos um hotelzinho pequeno que parecia estar fechado também. Um senhor chegou e nos deu um único quarto. Era simples mas limpo. O suficiente para nos proporcionar uma noite de descanso.
A Juliana reclamou a noite toda mas eu levantei as mão para o céu em agradecimento. Afinal, o que importa é ter um teto para descansar.
Dica do dia: Sarmiento é um pueblo muito pequeno. Ao contrário do que se pode encontrar na net, não há nada de turístico. A infra-estrutura da cidade é péssima, com somente 3 hotéis e nenhum lugar para comer. É melhor parar em Comodoro Rivadavia, cidade a 144km, do que seguir viagem. Afinal, uma noite bem descansada é sempre um bom combustível para o dia seguinte.
Amanhã vamos direto à Bariloche. Espero que o vento não nos prejudique no caminho.
Detalhe: obviamente esse postagem está com um dia de atraso pois no hotel de Sarmiento não havia internet.
Visão Garupa
Hoje (03/01) realmente senti que estamos voltando. Acabamos repetindo os mesmos caminhos, as mesmas cidades, inclusive as mesmas estacion de servicios (postos de gasolina), ao que parece nossa expedição pela Patagônia Argentina já cumpriu seu objetivo e está chegando ao fim.
Por sorte, pegamos um dia bem bonito, com fortes ventos favoráveis que fez com que nossa viagem rendesse. Em nossa primeira parada já haviamos rodado muito, o que nos fez decidir por andar mais para aquele dia.
Pretendiamos ir até Puerto San Julian, mas como os ventos sopravam a nosso favor, resolvemos esticar até Comodoro Rivadavia.
Quando tomamos essa decisão em Comodoro, encontravamos várias motos brasileiras, duas que já estavam voltando como nós e tinham o mesmo objetivo - alcançar Comodoro - e outra que ao que nos parece, estava seguindo para o sul.
Quando chegamos em Comodoro, decidimos estender a viagem até Sarmiento, era tarde, mas a distância era aparentemente curta, então fomos para lá.
A cidade é bem chiquita - bem pequeninha mesmo - com poucas opções de hoteis, ou melhor, quase nenhuma. Com chegamos tarde, não conseguimos ser atendido por um hotel que era melhorzinho - porque já estava fechado -, não conseguimos entrar num outro chamado Ismar, porque também estava fechado; ficamos na dúvida quanto um terceiro e, achamos um quarto hotel, que de acordo com o Leandro - era péssimo - Voltamos aquele terceiro, e, por sorte conseguimos o último quarto e, conseguimos um para pernoitar.
Vale dizer que a cidade não tem infraestrutura alguma e, não sei porque as outras pessoas de moto acabaram por pernoitar lá. Aliás, acho que deve ter alguma coisa errada no Lonely Planet, por colocar essa cidade como turistica.
Bem fica a dica, no retorno de qualquer lugar, evite pernoitar em Sarmiento.
Como a cidade não tinha muita infraestrutura, não conseguimos sinal e só agora estavamos postando o blog.
Abaixo mapa de onde estamos:
L- Sarmiento
A- El Calafate, B- Puerto San Julian, C - Comodoro Rivadavia, D- Sarmiento (total: 1150km)
Nenhum comentário:
Postar um comentário