terça-feira, 24 de dezembro de 2013

2o Dia - Lages (SC) - Pelotas (RS) - A deslumbrante Serra Gaúcha

Visão Piloto

Após quase 8 horas de viagem, cá estamos do agradabilíssimo Hotel Jacques Georges,  no centro de Pelotas. Aparentemente mais um produto da economia crescente dos últimos anos, uma vez que tem somente 5 anos.

Vamos lá...

O dia de hoje foi bem mais agradável do que  o martírio de ontem. Passamos por algumas geografias do Rio Grande, desde a maravilhosa Serra Gaúcha até o que poderia ser considerado o chaco Rio Grandense. No caminho, observamos diferentes atividades agrárias, as quais se mostram determinantes na formação da paisagem construída.


A Serra Gaúcha, que dá lugar a diversas vinícolas e agricultura mais diversificada,  desfruta de uma paisagem natural deslumbrante com uma floresta rica, cachoeiras, rios e algumas pequenas propriedades produtivas. 

Os pequenos municípios dessa região,  apresentam uma arquitetura um tanto diferente do que vemos em outros lugares do Brasil. As casas são feitas de madeira, pintadas em 2 ou 3 cores e com portas bem decoradas, sempre com um pequeno  postigo no centro.  A região é magnífica e talvez um ótimo lugar para passar alguns dias e refletir sobre como a vida pode ser mais agradável no campo em comparação com o caos das grandes cidades.

Após algumas horas de admiração do estilo de vida do gaúcho da serra, paramos para comer em um restaurante perto de Caxias. Comida farta e ambiente muito agradável. 

Devidamente alimentados, partimos para o trecho final do dia. Percorremos o que parecia ser o ´chaco´gaúcho. Uma vegetação parecida com savana, onde  se vê grandes propriedades de criação de gado e cultivo de arroz. Nessa região,  nota-se a presença dos latifúndios e do pouco apego à terra e à natureza. Nem se compara com a agricultura familiar que vimos na Serra Gaúcha.

Inclusive, notamos que as cidades são notoriamente mais pobres e a população parece menos cuidada. 

Enfim, mais um exemplo de como a colonização da terra influi nas condições sócio-econômicas das populações. Nessa região, parece que estamos em um Rio Grande bem mais subdesenvolvido.

Passamos, também, por algumas grandes cidades: Caxias, Nova Hamburgo e Porto Alegre. Nessa última, ao percorrer o que seria a nossa Marginal Tietê, vimos a recém construída Arena Grêmio. 

Quanto ao dia de amanhã, já nos preparamos para o que nos espera. Por ser véspera de Natal, certamente nada estará aberto no caminho a Colonia del Sacramento.

Abaixo, algumas fotos:




 Preparativos para saída...





 Paisagem da serra gaúcha..






 Serra Gaúcha


 Mais Serra Gaúcha...


 Hora do almoço...

 Igrejinha extremamente bem cuidada na serra gaúcha...
A arenização do Brasil...


Visão garupa


Depois de um dia exaustivo, com trânsito e chuva, hoje tivemos um dia de viagem extraordinário. Claro que enfrentamos um trânsito, afinal as estradas brasileiras são bem cheias, mas nada se compara ao desgaste que tivemos no dia anterior.

Acordamos com um dia maravilhoso e, já pegamos um trajeto maravilhoso da BR 116 na saída de Lages.

Olha a paisagem é linda e encantadora!

Andamos algo em torno de 160km para chegar em Vacaria (RS), a partir de então nosso trajeto foi só a Serra Gaúcha!

O caminho é lindo!

A cidade de Caxias do Sul é grande mais é uma graça. Logo na saída, encontramos um delicioso restaurante, com uma comida excelente e com vários doces, compotas, salgados, e presentes. Nessas horas que vemos como é ruim andar de moto. Não dá para trazer nenhuma destas gostosuras!!!!

Depois do trecho de Serras, seguimos sentido Porto Alegre. Passamos por diversas cidades grandes e enfrentamos bastante trânsito.

Em Porto Alegre tivemos a oportunidade de ver a Arena do Grêmio. Olha ficou linda!!!

Depois disso, o trecho não foi tão belo e ficou mais cansativo, por causa das obras de duplicação da BR 116 e, pela grande quantidade de caminhões lentos.

Por sorte, chegamos cedo em Pelotas, nosso destino do dia. A cidade nos surpreendeu! É grande, tem um trânsito considerável. É uma cidade bem bonitinha, com prédios antigos, bem conservados. Muito charmosa. Valeu o pernoite por aqui.

Estamos em um hotel bem bacana (Jacques Georges Tower Hotel).  É novo e tem atendentes excelentes, dispostos a ajudar.

Pena que não tem hotel, só tem room service. Mas se não agradar - como no nosso caso - eles indicam restaurantes e pizzarias de qualidade da região.

Vale dizer, que o trajeto foi agradável mas não foi menos cansativo que o dia anterior. O que salvou foi o dia bonito e as belas paisagens que o sul do país nos reservou.

Bem, por hoje é só!


Nenhum comentário:

Postar um comentário