Hoje alcançamos exatamente a metade do caminho à Ushuaia, como se pode ver no mapa abaixo:
Serão mais quatro dias até o destino final, que fica exatamente na pontinha da Argentina. A tendência é que a temperatura caia e o vento se fortifique, km a km, conforme descemos. Hoje mesmo, já percebemos uma ventania um pouco mais acentuada.
O dia de hoje foi uma mistura de prazeres e desprazeres. O calor estava intenso ao chegarmos em Buenos Aires, o que perdurou por algumas horas até alcançarmos uma a ruta 5.
Acordamos cedo, tomamos nosso café e partimos rumo ao porto de Colonia de modo a embarcarmos no Buquebus. Os trâmites foram mais tranquilos do que esperávamos, exceto uma pequena burocracia com o embarque da moto.
Às 10:15 já estávamos prontos para partir em Puerto Madero, um dos bairros mais badalados da nova Buenos Aires. Como estivemos em Buenos Aires há poucos anos, não perdemos tempo ´sightseeing´.
Apesar de hoje ser Natal, foi uma dificuldade sair da cidade. Havia movimento acima do esperado e a saída é um tanto confusa. Imagine um argentino tentando sair da Zona Norte de São Paulo e chegar na Imigrantes. Pois bem, guardadas as devidas proporções foi mais ou menos igual.
O grande desprazer do dia foi o calor infernal que passamos na estrada. Em determinados momentos, o termômetro da moto marcava 40 graus mas tenho certeza que a sensação térmica era bem maior! O vento parecia ar saindo de aquecedor!
Como consequência, a Juliana reclamou um pouco. Tivemos que fazer algumas paradas não planejadas para refrescar e descansar um pouco. Sabe como é, pegar a cabeça e enfiar na torneira.
Nas horas do aperto sempre a lembro que missão dada, é missão cumprida. Além do mais, ela foi a maior incentivadora dessa viagem. Não é um calorzinho desses que vai nos vencer. E tem mais, pessoa bem alimentada e hidratada, além de condicionada, como é o caso, aguenta qualquer extremidade climática.
Após o almoço, ela mudou de humor. Como se diz: o desconforto momentâneo é sempre o melhor potencializador do conforto posteiro. Dito e feito!
Chegamos à Bahia Blanca bem cedo, cerca de 17hs, já com o ganho da baixa do horário de verão.
A primeira vista, a cidade aparenta ter bastante recursos financeiros. As ruas são bem pavimentadas, as calçadas de qualidade e pequenos detalhes mostram que o município investe bastante. Há diversas casas de luxo espalhadas pela entrada da cidade e, até o momento, não vi bolsões de pobreza.
Pelo que li a respeito, a cidade é o principal porto de cereais da Argentina e conta com diversas indústrias, inclusive uma grande refinaria da Petrobrás. Além, é claro, de ser cidade litorânea, o que certamente deve atrair turistas e construção de casas de qualidade. Enfim, não esperava o que vi.
Amanhã partimos rumo à Puerto Madryn, o que dará inicio à segunda matade da expedição de ida ao ´Fim do Mundo´.
Ah..esqueci de comentar algo que me impressionou. A inflação realmente bateu forte en los hermanos. O preço da gasolina quase que dobrou desde janeiro desse ano, quando fizemos a viagem ao Peru. No começo do ano, com 150 pesos eu conseguia encher o tanque da moto. Hoje gastei 260! Pior que o câmbio oficial pouco se alterou.
Segundo me comentaram no hotel, há 2 duas taxas de câmbio. A oficial, onde 1 real compra 3 pesos, e a do mercado paralelo, onde sabe-se lá qual para onde vai.
A Kirchner que se cuide pois estamos na fase onde os entes econômicos já começam a boicotar a economia. O próximo passo é a dolarização informal da economia.
Visão garupa
Depois da nossa ceia de natal regada com água tônica, doritos, batata lays e bolacha integral, ficamos no quarto do nosso hotel pesquisando como iriamos fazer hoje a nossa travessia para a Argentina.
Não sei se vocês sabem, mas é possível cruzar a fronteira do Uruguai para a Argentina, por meio do Rio da Prata, valendo-se de ferry boat. Pode-se fazer a travessia do Uruguai de Montevideo ou de Colonia e da Argentina de Buenos Ayres.
O ferry boat mais conhecido é o buquebus, mas pesquisando ontem a noite, o preço para hoje estava muito salgado. Ai procuramos outras opções na internet, acabamos decidindo que pegaríamos o seatcat, que faz o mesmo serviço por um preço melhor.
Ficamos na dúvida se compraríamos pela internet ou não. Optamos por não comprar e deixar para comprar uma hora antes do embarque.
Foi o que fizemos. Levantamos hoje cedo, tomamos nosso café, arrumamos nossas coisas e partimos para o terminal de passageiros. Lá nos confundimos um pouco, mas compramos nossos tickets - inclusive o da moto - pela seatcat, por um preço, aproximado de R$ 300,00.Ver vídeo abaixo:
Lá conhecemos uma família de brasileiros, que comprou os tickets para o buquebus - pai, mãe e três filhos mais o carro - por um valor de R$ 1000,00. Salgado não? Ainda mais para uma travessia de uma hora.
Chegamos em Buenos Ayres, a cidade estava bem tranquila – afinal é feriado! Ruas vazias, que deu para um motorista de ônibus parar ao nosso lado para bater um rápido bate papo.
Engraçado voltar a Buenos Ayres depois de uma visita anterior (já fiz um rápido passeio em 2009), porque você consegue entender melhor a cidade, a localização das coisas, enfim, foi bem legal, deu até vontade de ficar um pouquinho.
Na saída da cidade o GPS meio que pirou, nos fez passar duas vezes no mesmo pedágio mas em sentido oposto, depois de tanto bater cabeça finalmente se achou e ai saímos da cidade.
Para variar enfrentamos muito sol!!!! E hoje tivemos um agravante, o feriado, ficamos com medo de passar fome, mas por sorte, achamos um posto de rede OIL que tem uma lojinha bem bacana com um cardápio legal que deu para fazermos um rápido e gostoso almoço.
Daí por diante foi só estrada, sol e mais estrada. Ah aconteceu um acidente, nosso camel back sofreu um acidente, a mangueira de água meio que derreteu ao encostar sabe lá no que da moto. Vou ter que fazer uma gambiarra amanhã!!!
Depois de muito rodar e cruzar com duas motos brasileiras pelo nosso caminho - finalmente encontramos outros como nós - chegamos ao nosso destino: Bahia Blanca.
Lugar lindo por sinal! E estamos num hotel ótimo - Land Plaza Hotel Bahia Blanca.
Agora é só descansar, para mais estrada amanhã!
Fotos do dia:
Buquebus internamente...
Dentro do Buquebus, preparando para sair..
Puerto Madero...
Saindo da estação do Buquebus em Puerto Madero
Esquerda em ação...
Casa Rosada...
Minhocão argentino...
Plaza de Bahia Blanca...
Nenhum comentário:
Postar um comentário